Felicidade o final ou o caminho?

Felicidade sempre reflito sobre esse tema.
Acabei de assistir mais um filme onde a felicidade é o final com a típica frase no encerramento " e viveram felizes para sempre".
Mas afinal a felicidade não deveria estar presente na vida das pessoas a maior parte do tempo?
Preste atenção, não digo que a felicidade deveria estar presente o tempo todos, pois acredito que os momentos de dificuldade e as tristezas tem que fazer parte da vida também para podermos amadurecer e crescer como pessoas.
A felicidade está presente em todos os nossos dias, em vários momentos e então a felicidade não pode ser o caminho?
Por que a felicidade deve ser o final? O objetivo final?
Por que não podemos viver felizes no presente? Pois é no presente que vivemos, e não no futuro.
Podemos e devemos planejar o futuro, definir metas, objetivos e caminhar na direção deles. Mas devemos mais que tudo ser felizes nessa busca.
Sempre me pergunto quanto estou com dificuldades o porque não posso ser feliz com isso.
Há um tempo atrás li um livro chamado Problema, Oba! Quando li o título pensei, devo ler e no final acabei a leitura confirmando algo que eu já havia refletido sobre : os problemas são oportunidades de buscar novas soluções e mudar algo.
Mas a pergunta que eu tenho constantemente em mente é: porque não conseguimos ser felizes quando enfrentamos problemas, principalmente os grandes problemas?
Acredito que é porque ficamos na verdade tão focados no problema que esquecemos de procurar a solução ou de vivenciar o momento de crise.
Temos uma mania também de colocar a nossa felicidade na mão de outras pessoas ou na perspectiva de alguma mudanças, mas a nossa felicidade deve depender de nós mesmos ou de outras pessoas ou de ganhar um sorteio, ou nova posição, novo negócios.
Uma vez escutei de um pai a seguinte frase "Eduquei os meus filhos dizendo a eles que eles devem ser felizes com o que eles tem" isso me pós a refletir "sermos felizes com o que temos".
Essa é a minha busca diária ser feliz com o que eu tenho e com o meu dia, com os mus problemas e suas soluções.
A felicidade depende de nós mesmos, da nossa forma de ver as oportunidades que nos são postas diariamente.

Imagem: Blog Curtas Crônicas - Google.

Comentários