Percepção e Ambientação

Segundo o dicionário Aurélio PERCEPÇÃO é apreensão da realidade ou de uma situação objetiva pelo homem/ Seu resultado: a percepção das cores. Reação de um sujeito ao estímulo exterior, que se manifesta por fenômenos químicos, neurológicos ao nível dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central, e por diversos mecanismos psíquicos tendentes a adaptar esta reação a seu objeto, como a identificação do objeto percebido (ou seu reconhecimento), sua diferenciação por ligação aos outros objetos, etc.
Essa palavra pequena com significado extenso fica ainda mais extensa aos olhos de quem trabalha com Marketing, pois um dos seus objetivos é proporcionar aos clientes uma experiência positiva que o sensibilize criando um vínculo e fidelidade à marca ou empresa.
Cada indivíduo possui um histórico de experiências vivenciadas que podem ser estimuladas por cores, músicas, texturas e outros elementos do ambiente.
Se estivermos em uma festa e o ambiente está animado, as companhias são boas e agradáveis, estamos vivenciando algo bom, assim ao ouvirmos novamente a música isso nos lembrará essa boa experiência e a probabilidade de gostarmos dessa música é elevada.
Sabendo disso os profissionais de Marketing e os estabelecimentos comerciais se utilizam de artifícios sensoriais, visuais e auditivos para estimular vendas e provocar no consumidor sensações agradáveis que façam com que esses se tornem clientes fiéis.
Hoje as lojas de roupa, por exemplo, chegam a desenvolver fragrâncias específicas baseadas na proposta de sua marca, assim associam o cheiro ao seu produto, junto ao estímulo olfativo reproduzem ambientes decorados que proporcionem conforto aos clientes e também trilha sonora que junto aos demais estímulos provoquem sensações de conforto e façam com que os consumidores se sintam a vontade e bem dentro do estabelecimento estimulando o consumo e proporcionando uma experiência agradável.
Algumas lojas possuem espaço em seu salão, próximo aos provadores, decorados com sofás, pufes e com estantes ou mesinhas com livros, revistas, CDs e outras formas de entretenimento variadas para os acompanhantes dos clientes que estão em compra, assim o marido ou namorado da cliente não a apressa para sair da loja, criando assim um ambiente agradável e uma boa experiência para ambos.
Os supermercados já adotam há tempos a música como forma de estimulo ao consumo assim como a disposição de suas prateleiras de forma que você, cliente, tem que passar por todo o supermercado para adquirir produtos perecíveis e de consumo diário como o pão, presunto e queijo, o que leva o consumidor a colocar novos produtos em seu carrinho durante o percurso, e ainda há os produtos que são consumidos por impulso próximo aos caixas de forma a ficar visível e ao alcance dos clientes em compras.
Pode observar que em horários de pico nos supermercados e próximo ao horário de encerramento das atividades as músicas que tocam em baixo volume dentro do estabelecimento costumam a ser mais agitadas de forma a estimular a agilidade de caixas e clientes em compra. Já em horários de pouco movimento ou movimento normal as músicas são calmas de forma a estimular que o consumidor passeie pelas gôndolas calmamente e adquira assim mais produtos.
Outro caso clássico de percepção sensorial que estimula o consumo é o cheiro de carro novo, fragrância estudada e com especialistas que inspecionam os carros antes de sair da fábrica para a concessionária a fim de garantir que o mesmo chegue ao consumidor final com aquele cheirinho bom de novidade e estimule a sua compra.
Proporcionar ao consumidor uma experiência positiva de consumo ou de contato com um produto/empresa e serviço pode ser fundamental para cativá-lo e torná-lo um divulgador da marca.
Vale lembrar que cada pessoa possui em sua memória diferentes vivências e lembranças e que desfazer uma má impressão é muito mais difícil que criar uma imagem positiva logo no primeiro encontro.
Estudar o comportamento, necessidades e interesses do seu público-alvo, assim como ouvir a opinião do seu público potencial pode ser vital para criar um ambiente positivo para o seu negócio e assim associar sua marca e produtos a PRECEPÇÕES POSITIVAS.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org
www.dicionariodoaurelio.com
Acessados ambos em 11/09/2009.

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